sábado, 21 de julho de 2012

[Gostámos] "Ser como o rio que flui", de Paulo Coelho



Este é um livro que se constitui colectânea de relatos do autor, de momentos que se passaram na sua vida, de aprendizagens e experiências, de histórias que outras pessoas lhe contaram, reflexões suas em determinados momentos e épocas da sua vida. Não é uma história produzida, é sim uma compilação de textos e crónicas, resultado do pedido de vários leitores seus para que o fizesse. É o segundo livro que leio do autor, o primeiro tinha sido o alquimista, o qual também adorei e coloquei o meu parecer na nossa página do facebook. Para quem ainda nunca leu nada de Paulo Coelho recomendo vivamente. Acho que é um autor cuja escrita, pelo menos a mim, me toca bastante, cujos livros me dão alento, que me fazem repensar a minha forma de viver, que me reportam a momentos do passado nos quais nunca mais pensei, que me fizeram olhar para o presente e para o futuro de outra forma. Paulo Coelho é uma pessoa que acredita em "sinais", diz-nos que a vida nos vai fornecendo sinais de quais as decisões e caminhos que devemos tomar. É espiritualista, acredita em Deus (coisa que desde já assumo aqui, sem problemas nenhuns que também acredito, aliás, acho que a religião é a forma de reencontro connosco mesmos, quando nos julgamos perdidos e que os problemas são tantos que não sabemos o que fazer) que todos nós temos um sonho e uma tarefa a cumprir no mundo. Acredita que existem sempre segundas oportunidades na vida. Alia o sonho, o amor, a coragem, a esperança e a fé. Tem relatos impressionantes, simples, mas absolutamente tocantes a meu ver e que nos fazem pensar. Talvez seja suspeita para falar, uma vez que adoro filosofia, poesia e toda a escrita que seja simples, tocante e nos faça reflectir e mergulhar dentro de nós, mas acho verdadeiramente que a escrita como um meio de comunicação que é, deve ser simples e clara, de forma que os receptores do seu conteúdo o possam compreender e integrá-lo no que já conheciam. A escrita deverá ser algo que consiga chegar a todos, sejam as pessoas mais academicamente ricas em conhecimento ou não. Toda a ciência que se preze a meu ver, deverá ser uma ciência passível de ser compreendida por todos (por entre fórmulas mais complexas ou não, mas que se possa sintetizar numa frase e exemplo prático e simples), e a escrita é uma ciência, porque sem ela, nenhuma outra ciência poderia transmitir a sua essência e fazê-la chegar até nós. Portanto recomendo esta escrita simples e encantadora de Paulo Coelho, é assim que descrevo a sua escrita! 



Boas Leituras,

A colaboradora, Lúcia Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.