quarta-feira, 18 de julho de 2012

[Gostámos] "Orbias - As Guerreiras da Deusa" de Fábio Ventura




Foi pelas administradoras de Tertúlias à Lareira e d’Os Livros Nossos que tomei conhecimento deste autor. Gostei da capa estonteante, da sinopse misteriosa, do título da obra e gostei mais ainda da jovialidade e descontracção do jovem escritor. Estes foram factores predominantes para comprar o livro e tê-lo na minha colecção. Para além de que o género (Fantástico) é a minha praia definitivamente e sendo de um Autor português, tinha mesmo de ler este livro. 

Não sabia bem o que esperar do desenvolvimento da história, mas adorei a ideia de que há um oposto para tudo. Deus, criador da Terra, um planeta comum e, a Deusa, criadora de Orbias, um mundo mágico. Dei por mim a pensar muitas vezes “Como é que ele pensou nisto? Fascinante!”. O enredo foi bem construído e envolvido em muito suspense, mistério e acção.  

Confesso que ao princípio, apesar de muito activo, me foi difícil entrar na história, nem sei dizer bem porquê e isso fez-me ficar um bocadinho de pé atrás. A obra começa com versões alternadas de duas personagens (femininas!) principais, na primeira pessoa e, talvez por isso me tenha sido difícil acompanhar. Talvez porque os narradores dos últimos livros que li antes deste tenham sido personagens principais (sensivelmente uns cinco!). Ressalvo que o escritor não teve culpa desse aspecto, fui eu e ignorei a falta de concentração que sentia. Ainda bem que o fiz. Li a última metade do livro em menos de um dia.

As seis Guerreiras, todas diferentes, mostram a sensualidade que a sinopse promete. Todavia, dava por mim a pensar se o tinha feito de forma “correcta”. Não sei se o escritor não estereotipou um pouco o pensamento e a sensualidade feminina (como pensamentos fúteis durante as batalhas). Contudo, é de louvar por ter escrito na perspectiva feminina (e logo de duas! Todos sabemos como é difícil entrar na cabeça das mulheres!). 

Outro pormenor de que gostei foi o tempo da acção. Diria que podia passar-se nos dias de hoje e por isso as influências da sociedade moderna ajudaram a criar uma história bastante divertida e muito terra-a-terra. 

 Infelizmente e, vou ter de dizer, não muito gostei das óbvias influências dos desenhos japoneses. Apesar de ter gostado de os ver em criança, penso que retirou alguma maturidade à obra e foi nessas alturas que perdi muita da minha concentração. Em relação às Guerreiras, dava por mim a fazer uma comparação quase imediata com as Navegantes da Lua, uma outra influência de desenhos japoneses. Posso dizer que tornou a trama engraçada, mas penso que o escritor podia ter tido um pouco mais de originalidade… Claro que isso adveio das influências que teve e depende dos gostos de cada escritor e de cada leitor. Não se pode recriminar isso. Eu, simplesmente, não me identifiquei muito com este aspecto. 

Gostei das descrições detalhadas e dos pormenores criativos (como o fruto principal de Orbias). Notou-se também, ao longo do livro, um crescimento maturacional na escrita do autor. Já o final foi interessante e misterioso e como ainda não tive oportunidade de comprar o segundo, já fui às livrarias tentar passar os olhos pelas primeiras páginas.

Para Fantástico, está… bem, fantástico. Quando comecei esta opinião, estava reticente sobre o que ia escrever. E, principalmente, como o ia escrever. Estava com medo de criticar muito negativamente os aspectos que não gostei, pois é isso que faço muitas vezes, sem pensar. Mas, no geral, e olhando agora em retrospectiva, acabei por gostar do livro. Fábio, desejo-te muita sorte no futuro e que continues a escrever mais e melhor. 

 “Os Livros Nossos” gostaram!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.