sexta-feira, 16 de novembro de 2012

[Secção Criminal], "Os Diários Secretos", de Camilla Läckberg



Autor: Camilla Läckberg

Género: Policial

Título: "Os diários secretos"

Editora: Dom Quixote

Páginas: 520


Sinopse:

O verão está a chegar ao fim e a escritora Erica Falk regressa ao trabalho depois de gozar a licença de maternidade. Agora cabe ao marido, o inspetor Patrik, tratar da pequena Maja. Mas o crime não dá tréguas, nem sequer na tranquila cidade de Fjällbacka e, quando dois adolescentes descobrem o cadáver de Erik Frankel, Patrik terá de conciliar os cuidados à filha com a investigação do homicídio deste historiador especializado na Segunda Guerra Mundial. Recentemente, Erica fez uma surpreendente descoberta: encontrou os diários da mãe, com quem teve um relacionamento difícil, junto a uma antiga medalha nazi. Mas o mais inquietante é que, pouco antes da morte do historiador, Erica tinha ido a casa dele para obter informações sobre a medalha. Será que a sua visita desencadeou os acontecimentos que levaram à sua morte? E estará Erica preparada para conhecer os segredos dos diários da mãe? Camilla Läckberg combina com mestria uma história contemporânea com a vida de uma jovem na Suécia dos anos 1940. Com recurso a numerosos flashbacks, a autora leva-nos a descobrir o obscuro passado da família de Erica Falk.
Crítica/Opinião por: Cátia Correia/ Os Livros Nossos

Bem desta vez para começar deixo já a minha principal conclusão: é sem dúvida o meu livro preferido de Camilla Lackberg, absolutamente brilhante!!
No livro anterior, Ave de mau agoiro, terminamos na incógnita sobre a história de vida da mãe de Erika, Elsy, portanto este livro centra-se sobretudo nesse aspecto.

Após ter descoberto um baú com elementos sobre o passado de sua mãe (Elsy), Erika inicia assim um investigação para conhecer melhor quem foi esta mulher e o que a tornou tão fria e distante das suas filhas e é esta procura que vai desencadear o 1º crime..através dos comuns flashbacks da escritora, vamos conhecendo excertos da vida de Elsy, no período do final da 2ª Guerra Mundial (1945), e o seu núcleo de amigos mais próximos, cuja a 1º vitima fazia parte.. Talvez tenha sido isto que mais me apaixonou, a época da história, pois sou fascinada com tudo o que é escrito sobre estas épocas de gerras, se forem romances ou policiais, melhor ainda.

Neste livro temos a “ausência” de Patrick na investigação, pois encontra-se de licença de paternidade para cuidar de Maja, filha de ambos, mas para ele estar ausente  do seu trabalho é impossível, portanto contamos com a sua ajuda, dicas e opiniões, proporcionando-nos também momentos de algum humor relacionados com as façanhas da sua vida doméstica.

Temos ainda um elemento nova na equipa da policia, Paula, que ainda poucos sabem, mas é homosexual e a sua companheira está gravidissima, prestes a dar luz, a introdução destas novas personagens vêm dar alguma dinâmica ao enredo, pois no 5º livro, já conhemos todas as personagens e suas vidas, e é bastante fácil cair na monotonia, graças a tudo, Camilla Lackberg, não tem esse problema..

Pois bem, o policial é bastante intenso, e ao longo do livro faz-nos pensar e “acusar” vários culpados, pelo menos foi o que me aconteceu, mas com as viagens ao passado vamos resolvendo os problemas e preenchendo os vazios, mudando a culpa dos crimes para outra pessoa.

E quanto mais ambas as investigações (do crime e da Erika) se vão aprofundando ocorre outro crime, de uma pessoa que poderia ser chave de tudo, pois era conhecedora da história, mas infelizmente é doente de Alzheimer, o que a faz perder a lucidez, portanto lá continuamos e o livro torna-se pequeno e as páginas poucas para o meu apetite que descobrir e desvendar o mistério.

Eis então que, desta vez com um suicidio e com a descoberta dos últimos diários de Elsy, todos vão descobrindo novos elementos e chegando à mesmo conclusão, quem é o culpado e de como este esteve sempre presente mostrando-se inclusive disponivel para ajudar na investigação, e mais não digo, senão perde a piada, portanto quem não leu, toca a ler o livrinho! Para mim sem sombra de dúvidas, como já disse, o melhor dos melhores.. só para terminar, depois de tudo resolvido e não digo como, as duas irmãs Eika e Anna, descobrem que estão grávidas e com a descoberta de um novo membro na familia que a mãe deixou, parece-me que ainda ai vem outro livrinho, e por esse sim, mal posso esperar..






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.