segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

[Crítica contemporânea] "Diz-me quem sou", de Sophie Kinsella [Quinta Essência]


Ficha Técnica:

Título: Diz-me quem sou


Autora: Sophie Kinsella


Edição: Janeiro de 2016


Editora: Quinta Essência


Páginas: 392


Género: Romance Contemporâneo/Ficção feminina


Classificação atribuída no GR: 4/5



Sinopse:

E se acordasses e a tua vida fosse perfeita?

E se um dia abrir os olhos e, de repente, a sua vida for perfeita? Por incrível que pareça, esse sonho tornou-se realmente realidade para Lexi Smart. Tinha um emprego mal pago, dentes tortos e uma vida amorosa horrível quando, uma manhã, acorda numa cama de hospital e descobre que a sua esplêndida dentadura deslumbra como um anúncio de pasta de dentes, as suas unhas têm uma excelente manicura, e as suas roupas e acessórios são os de uma mulher muito rica. E como se isso não bastasse, está casada… com um desconhecido!!! Superada a grande surpresa, Lexi pretende aproveitar o seu novo eu, com o qual poderá comprovar em primeira mão as vantagens e desvantagens que podem resultar de uma inesperada vida perfeita.

Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos:

Diz-me quem sou, de Sophie Kinsella, a aclamada autora de Louca por Compras, é um romance surpreendente porque, escrito no registo divertido que é cunho pessoal de estilo da autora, e apresentando situações hilariantes, vai também chamando a nossa atenção para algumas duras verdades dos tempos modernos e de certos estilos de vida.

A acção decorre em Londres, e a nossa heróina - Lexi Smart - em 2004 uma rapariga simples, da classe média trabalhadora, leva uma existência banal, partilhando as agruras da vida com as amigas : Fi, Debs e Carolyn, percorrendo a noite da cidade em busca de alguma distracção, e lamentando a relação amorosa bastante insípida e disfuncional com Looser Dave, o namorado do momento.

Sucede que, após sofrer um aparatoso acidente de automóvel, Lexi acorda num hospital, em 2007, sofrendo de amnésia que apagou a sua vida os últimos três anos, mas para sua surpresa, encontra em si mesma uma nova mulher: chefe do departamento, uma feroz executiva bem sucedida, casada com um sexy milionário - Eric - com uma mãe em negação após a morte do pai, e uma irmã que é agora uma adolescente bastante problemática - Amy - que irá requerer a atenção de Lexi.

A situação da nossa protagonista tem tanto de divertida quanto de dramática, pois todos os acontecimentos  e as pessoas que conheceu nos últimos três anos, são desconhecidos, e neste grupo inclui-se o marido - o atraente, rico e atencioso Eric, ou a melhor amiga do momento, a fútil mas hilariante Rosalie.

Dividida entre as memórias que ainda tem de há três anos antes, quanto a vida parecia muito mais complicada, Lexi vai confrontar-se com um novo estilo de vida que não reconhece como sendo seu, mais parecendo que viveu a vida de outra pessoa.

Ser-lhe-á difícil enfrentar um ambiente hostil no emprego, onde no competitivo  meio empresarial, uma directora de departamento que perdeu a memória poderá ver a vida a complicar-se, encontrando forças de bloqueio tanto entre os superiores quanto entre os seus subordinados [Entre os quais estão as suas melhores amigas de 2004], 

Mas será a nova vida de Lexi assim tão perfeita? Conseguirá ela adaptar-se e reencontrar a sua verdadeira identidade, afinal, Lexi questionar-se-á acerca de quem é ela afinal, e nem todos parecem dispostos a ajudá-la responder a esta questão, nem sequer a própria mãe, o marido ou as amigas.

Com um ritmo narrativo bastante rápido, um clima de permanente suspense e uma mulher que procura o seu "eu" perdido, várias peripécias irão acontecer a Lexi, causando no leitor diversos sorrisos e gargalhadas, mas também alguma reflexão sobre aspectos da vida moderna, como apartamentos inteligentes, animais de estimação virtuais e a fria ferocidade do mundo dos negócios.

Só vai conseguir parar de ler quando virar a última página deste livro!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.